fbpx
Logotipo do Instituto Ubuntu

Blog

Movimento anti-racismo realizado com sucesso em Ceres

Foram realizadas palestras e rodas de conversa em escolas e órgãos públicos da cidade de Ceres.
por Equipe IU
#NovembroPreto
#NovembroPreto

O mês de novembro de 2017 entrou para história da cidade de Ceres, onde foi realizado um dos maiores movimentos anti-racismo do Brasil, de forma independente, batizado de Novembro Preto.

Baseado nos moldes do Programa 13 de Maio, desenvolvido pelo Instituto Ubuntu, e realizado pelo Grupo Nòiz, o evento durou os trinta dias do referido mês em função do Dia da Consciência Negra (20) que por sinal também é o dia de fundação do Instituto Ubuntu.

Foram realizadas palestras e rodas de conversa em escolas e órgãos públicos da cidade de Ceres, sem o apoio da Subsecretaria Regional de Educação de Ceres e com total apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Saúde da Cidade de Ceres, tendo massiva participação das unidades escolares da cidade.

As unidades escolares receberam palestras e atividades de pessoas especializadas na temática proposta além de terem participado do I Concurso de Redação Ubuntu com o tema: Racismo – Somos Todos Um ou não?

Novembro Preto 2017
Novembro Preto 2017

O Concurso teve 223 redações inscritas e um excelente nível técnico, tendo sido avaliadas por um método desenvolvido pelo próprio Instituto Ubuntu, com a participação de 10 pessoas, com total transparência para os participantes.

Clique aqui e veja a redação vencedora.

O Movimento foi encerrado com o grandioso I Colóquio Para Igualdade Racial de Ceres e a I Pequena Mostra de Grandes Artes, no Auditório da UEG de Ceres na manhã do dia 29 de Novembro, onde além da distribuição da premiação foi realizado um debate sobre racismo no Brasil entre um professor afrodescendente, de Ceres (Janathan Firmino) e um sociólogo com descendência japonesa de Uberlândia (Ricardo Takayuki), ambos profissionais do Instituto Federal de Ceres, que apoiou nosso evento desde o início.

Saiu na mídia

Veja matéria publicada pelo Jornal Valle News

Leia a redação vencedora publicada pelo Jornal Valle News.

Nos ajude compartilhando:
Veja também:
Inspirado em nomes como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Malcom X, Antônio Conselheiro, Kamehamehá, o lendário Besouro Mangagá, Leandro e Evandro Roque da Laboratório Fantasma.
Logotipo do Instituto Ubuntu
O Reiki é uma terapia alternativa de cunho energético e seu nome vem do japonês e quer dizer “energia universal”.
Equipe de mídia do Instituto Ubuntu realizou a transmissão ao vivo da celebração. Confira
Um ano após vinda do rapper, lançamos imagens inéditas do movimento que aconteceu na cidade de Ceres.

Ao navegar pelos sites do Instituto Ubuntu, nós utilizamos cookies e outras tecnologias para mensurar o tráfego em nosso ambiente. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Inscrição para:

Cine Zion + Palestra: "Importância da Cultura para a Saúde Mental"

Informa o seu endereço de e-mail
Precisamos confirmar a sua idade.
Para poder gerar o seu certificado.
Informe o nome da cidade onde você mora
A resposta para esta pesquisa é opcional